Qual a importância do uso de embalagens criativas e diferenciadas?

Homem olhando rótulo em mercado

Existem diversos fatores que podem levar o seu produto a se destacar da concorrência, como qualidade e preço. Entretanto, se ele não tiver uma embalagem criativa e atrativa, ele não terá destaque nas prateleiras e não chamará atenção do seu consumidor.

Logo, investir em rótulos e embalagem que se destaquem é o primeiro passo para o sucesso do seu produto. Quer saber formas de tornar suas embalagens mais atrativas? Continue a leitura deste artigo!

 

A importância de rótulos e embalagens criativas

A embalagem e os rótulos, são o primeiro contato do consumidor com sua marca, por isso, é importante dar atenção aos elementos visuais dos produtos. Afinal, as decisões de compra não são influenciadas apenas pela qualidade ou preço, mas pela apresentação.

Da mesma forma que é possível usar a embalagem como estratégia de branding, os rótulos e etiquetas são fundamentais na experiência do cliente, pois expressam a identidade da empresa, ajudam a tornar a marca mais conhecida, possibilitam a diferenciação dos concorrentes e mostram o zelo da companhia com o seu produto.

Elementos de design como cores, fontes, linguagem e materiais ajudam a afirmar a identidade da sua marca, trazendo valores emocionais ao produto e despertando desejo no consumidor. Rótulos de cervejas artesanais, por exemplo, podem transmitir valores do fabricante, assim como sentimentos de exclusividade para aguçar a atração do público pela marca.

Também é válido lembrar que os rótulos e etiquetas informam dados relevantes sobre o produto, desta maneira os clientes com necessidades alimentares especiais podem verificar se aquele alimento serve para sua dieta. Isto pode fazer com que, por exemplo, pessoas com intolerância à lactose optem pelo seu produto se observarem a indicação de não terem leite ou derivados na composição.

No entanto, a percepção do cliente é mais positiva se as informações forem facilmente encontradas, por isso, é fundamental levar em conta as necessidades do consumidor na hora de elaborar um rótulo ou etiqueta. Pessoas mais velhas, por exemplo, podem ter dificuldade de visualizar letras muito pequenas. Então vale pensar bem sobre o seu público e em como facilitar a experiência do cliente com os rótulos e etiquetas.

 

5 maneiras de tornar suas embalagens mais atrativas

Existem maneiras de você transformar o seu produto em um campeão de vendas. E tudo começa no desenvolvimento de embalagens e rótulos atrativos e criativos. Confira algumas dicas que vão te ajudar a elaborar estes itens da melhor maneira.

  • Esteja atento com o perfil do seu consumidor: para começar, mesmo você tendo um público-alvo já estabelecido, é importante acompanhar como são os hábitos e interesses destas pessoas. Assim é possível encontrar oportunidades que sem acompanhamento você não observaria.
  • Invista no layout: outra maneira de otimizar a produção de embalagens e rótulos é apostando em um layout diferente. Mesmo que você tenha que disponibilizar alguns itens obrigatórios, é possível elaborar diferentes conceitos.
  • Destaque os diferenciais: todo produto tem um diferencial que o destaca do concorrente. Então exalte de alguma maneira isto no rótulo. Por exemplo, se o produto é um suco concentrado e rende mais, destaque qual a média de uso que a pessoa pode economizar.
  • Invista em técnicas de impressão a seu favor: existem diversas maneiras de fazer a impressão das embalagens e rótulos. Por isso, aposte em formatos diferentes e que tenham a ver com o perfil do seu público-alvo.
  • Foque na praticidade: sempre priorize a praticidade do uso do produto. Isso porque se a embalagem prejudicar a usabilidade no dia a dia, pode prejudicar a relação do cliente com a marca.

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