Os rótulos são o primeiro contato do seu cliente com seu produto, ainda nas prateleiras. Muitas vezes os consumidores levam em consideração não só a beleza das etiquetas, mas a clareza das suas informações.
Portanto, antes de iniciar um projeto de rotulagem, é importante que você esteja atento às dicas que você verá a seguir!
Porque se preocupar com a rotulagem dos seus produtos
Os rótulos são o primeiro contato do consumidor com seu produto. Portanto, ele é uma peça fundamental para que a venda ocorra, principalmente se ele foi criativo e chamativo.
Além disso, ele tem a missão de comunicar seus diferenciais ao público. Caso seu produto seja vegano, por exemplo, é preciso que esta informação conste de forma clara no seu rótulo, contendo selos que confirmam a isenção de qualquer tipo de exploração animal.
Isso pode alavancar as suas vendas e agregar valor ao seu produto que por consequência atinge novos públicos.
Quais informações precisam estar em seu rótulo?
Como os rótulos possuem um papel informacional bastante importante, a ANVISA regulamenta e normatiza todas as informações que precisam constar nas etiquetas de qualquer produto. Principalmente alimentício, cosmético e de produtos de higiene e limpeza.
Para produtos alimentícios a norma a ser seguida é a RDC 426/2020. Já para cosméticos e produtos de higiene e limpeza, as resoluções envolvidas nesse processo são a RDC 07/2015 e a RDC 432/2020.
Existe a obrigatoriedade de informações na embalagem primária como:
- Nome do produto e o seu tipo;
- Marca, lote e vencimento;
- Advertências e restrições de uso;
- Alergênicos, como lactose ou glúten;
- Modo de uso e a rotulagem específica.
Já na embalagem secundária, precisa-se fornecer informações mais completas, como:
- Nome do produto e o seu tipo;
- Marca, prazo de validade e número de registro do produto;
- País de origem, conteúdo, fabricante e local da fabricação;
- Modo de uso, advertências e restrições de uso;
- Alergênicos, como lactose ou glúten;
- Ingredientes ou composição e a rotulagem específica.
Em casos da não existência da embalagem secundária, todas as informações da rotulagem dos cosméticos devem estar presentes na primária.
Para os produtos de limpeza, conhecidos também como saneantes, devem conter as seguintes informações:
- Nome/marca e a categoria ao qual o produto pertence;
- Sua destinação em letra maiúscula;
- Informar se o produto é para uso profissional;
- Advertências de uso e orientações em caso de acidente;
- Informações do fabricante e do produto (data de fabricação, lote, indicação do conteúdo líquido, autorização de funcionamento e a notificação da ANVISA);
- Composição do produto apresentando seus ativos químicos e os demais componentes.
O que não pode constar no rótulo?
Da mesma maneira que temos as informações necessárias para se colocar nos rótulos de produtos, existe também o que não se pode ter, caso já exista é necessário fazer sua remoção.
As informações que se devem retirar do rótulo são:
- Vocábulos, sinais, denominações, símbolos, emblemas, ilustrações ou outras representações gráficas que possam tornar a informação falsa, incorreta, insuficiente, ou que possa induzir o consumidor a equívoco ou engano, em relação à verdadeira natureza, composição, procedência, tipo, qualidade, quantidade, validade, rendimento ou forma de uso do alimento;
- Palavra que atribua efeitos ou propriedades que não possuam ou não possam ser demonstradas;
- Tudo o que ressalte qualidades que possam induzir a engano com relação a reais ou supostas propriedades terapêuticas que alguns componentes ou ingredientes tenham, ou possam ter quando consumidos em quantidades diferentes daquelas que se encontram quando consumidos sob forma farmacêutica.
Os rótulos de produtos que são enganosos ou apresentam incoerência correm o risco de sofrer sanções pela Lei nº 6.437/1977. Algumas das penas que podem ocorrer são: advertência, inutilização, interdição e/ou multa.
Por isso, precisa-se de um cuidado com as informações apresentadas nos rótulos de produtos para não ter problemas futuros que possam paralisar sua indústria.
Esperamos que este artigo o tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o tema. Nós, da BellaGraf, respeitamos todas as normas de confecção de rótulos para os mais diversos produtos, como alimentos, sucos, higiene pessoal e produtos de limpeza.
Conheça nosso trabalho e faça um orçamento sem compromisso!